Grupo Syntagma recebeu homenagem da Secult no Theatro José de Alencar

20


Principal referência da música antiga no Ceará, o grupo Syntagma comemorou na noite deste domingo, 6/11, no palco principal do Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), seus 30 anos de atividades.


A festa foi em grande estilo, com um concerto que reuniu as ligações da música produzida na Europa medieval, barroca e renascentista com a música tradicional produzida hoje no Nordeste do Brasil. O Syntagma usa instrumentos antigos, similares àqueles que animavam os bailes, festas e celebrações na Idade Média e nos secúlos XVI, XVII em diante, com repertório de canções medievais a Luiz Gonzaga e ao premiado compositor cearense contemporâneo Liduino Pitombeira.


O Concerto Syntagma 30 anos contou com a participação especial dos compositores Thiago Almeida, Luizinho Duarte, dois dos mais aplaudidos nomes da cena musical cearense, e do grupo de Dança Antiga da Universidade Estadual do Ceará (Uece).


A Secult e o TJA prestaram homenagem ao grupo, com a entrega, pela diretora do Theatro, Selma Santiago, de uma placa comemorativa ao aniversário. Parabéns aos mestres Heriberto Porto, Jorge Santa Rosa, Luciana Giffoni, Marcelo Holanda e a todos do Syntagma! Vida longa e muita música!


Fonte: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará