Na manhã desta quinta-feira (26), o governador Elmano de Freitas anunciou, pelas redes sociais, os nomes dos novos secretários de governo e dirigentes de vinculadas. A reforma, como destacou Elmano, teve início com o novo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.
“Agradeço aos profissionais que deixaram os cargos por toda dedicação até aqui, e desejo muito sucesso aos novos titulares das secretarias e órgãos estaduais. Vamos trabalhar muito para que nosso Ceará avance cada vez mais”, destacou Elmano de Freitas. Os novos secretários e dirigentes devem assumir oficialmente suas pastas no início de 2025.
Para o ex-deputado e dirigente do PT, Acrísio Sena, as indicações garantem uma maior solidez e unidade da base aliada, fortalecendo partidos aliados, com perfil mais político e sem perder de vista o componente técnico. “O novo núcleo político do Palácio da Abolição tem o DNA do governador, notadamente, Nelson Martins, Gabriel Rochinha e Frank Ranier – figuras que darão um novo impulso aos projetos estratégicos”, destaca Acrísio.
Os 12 nomes anunciados para pastas do Executivo Estadual são:
- Secretaria da Proteção Social – Jade Romero, vice-governadora
- Secretaria do Turismo – Eduardo Bismarck
- Secretaria das Mulheres – Lia Gomes
- Secretaria do Desenvolvimento Econômico – Domingos Filho
- Secretaria dos Recursos Hídricos – Fernando Santana
- Secretaria da Articulação Política – Nelson Martins
- Assessoria Especial de Chefia de Gabinete – Gabriel Rochinha
- Assessoria Especial de Assuntos Comunitários – Frank Ranier Prado
- CearaPar – Luiza Martins
- Complexo Industrial e Portuário do Pecém – Max Quintino
- Detran – Waldemir Catanho
- TV Ceará – Lena Ximenes
Legislativo
Na publicação, o governador também anunciou o nome do novo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). É Guilherme Sampaio, substituindo Romeu Aldigueri, recentemente eleito novo presidente da Casa.