O empresário cearense Max Mapurunga, esteve no último mês em Minsk, capital da Bielorrússia, para fechar uma importante parceria com uma das maiores fábricas de tratores do mundo.
As negociações viabilizaram a instalação de várias unidades industriais da MTZ-Belarus, a maior fábrica de tratores do Leste europeu, que é responsável por quase 8% da produção mundial. A empresa também produz colheitadeiras, tratores florestais e equipamentos agrícolas, exporta para mais de 125 países e emprega, sozinha, cerca de 22 mil trabalhadores.
O contrato de representação no Brasil já foi assinado entre Belarus Minsk Tractor Works e a Maquigeral Energia Industrial e Comercial de Maquinas LTDA, que tem como representante o empresário Max Mapurunga.
As tratativas, para a primeira implantação da fábrica de tratores, já estão bastante avançadas em Sergipe. Em janeiro, foi dado início às articulações para instalação da planta com apresentação das condições fiscais, de apoio estrutural e linhas de crédito do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
O empresário Max, tem trabalhado para que se instale, pelo menos, 5 unidades no Brasil e que o Nordeste possa ser protagonista. “Tenho me empenhado bastante, para que possamos instalar essas fábricas não só em Sergipe. Quero que uma dessas unidades possa se instalar no Ceará, pois contribuirá bastante com a geração de emprego e com o desenvolvimento do nosso estado”, destaca Max Mapurunga.
Maquigeral
A empresa Maquigeral tem cinco fábricas de tratores na América Latina. Na unidade sergipana, a ideia é produzir minitratores de potência de 7 a 21 HP. O investimento será de R$ 116 milhões e inclui abertura de franquia, de redes autorizadas e construção de fábrica.