A Fundação do Câncer está utilizando o universo dos games para chamar a atenção para os riscos do cigarro eletrônico. Intitulada VAPE MATA, a iniciativa, que marca o mês mundial da Saúde, tem como foco a prevenção entre jovens de 15 a 24 anos — que representa 70% dos usuários de vape no Brasil.
Jogadores com o apelido “VAPE” invadiram partidas online de jogos populares, como CS2 e Free Fire, e sabotaram ou eliminaram streamers em tempo real. O objetivo foi traçar um paralelo com os impactos nocivos do cigarro eletrônico na vida real.
A campanha integra o Movimento Vape OFF, da Fundação do Câncer, que busca informar a população sobre os riscos do uso desses dispositivos e seus efeitos na saúde.
O Movimento Vape Off é uma iniciativa contra a crescente popularidade do vape, impulsionada pela indústria do tabaco. Nosso objetivo é educar e conscientizar sobre os riscos do vape, influenciar políticas públicas para reforçar sua proibição e criar um sentimento de pertencimento entre os jovens na luta contra o vape.
A Fundação do Câncer foi criada em 1991, com o objetivo de buscar alternativas econômico-financeiras para ampliar o atendimento do INCA aos portadores de câncer, além de fortalecer as medidas de prevenção e controle da doença. A Fundação participa ativamente das principais ações e discussões sobre Oncologia no Brasil, seja como promotora, pesquisadora ou disseminadora de conhecimento e de projetos.