Fortaleza será palco do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família

21


 


Acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, o 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (1ºENESF).


Os três dias de atividade serão marcados por um conjunto de eventos cujo principal objetivo será produzir a troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, as instituições de ensino técnico e superior, membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais) sobre o atual estágio do desenvolvimento, das experiências, dos resultados positivos e dos desafios postos para Estratégia Saúde da Família e para o SUS no Brasil. O encontro, também será um espaço para que os trabalhadores se posicionarem frente a política de austeridade imposta pela EC 95/2016 que congela os recursos para saúde em 20 anos, inviabilizando a atenção universal e integral à uma população que envelhece rapidamente.


O 1º ENESF reunirá 5.367 participantes que dialogarão sobre 1.316 pesquisas e experiências de trabalho desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Nordeste do Brasil. Serão cerca de 480 apresentações simultâneas, por dia, além das mostras, seminários e palestras.  


O evento está sendo organizado pelos Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria da Saúde, Ministério da Saúde através da Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Centro Universitário Christus e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.


Saiba Mais


Em 2018 o Ceará tem importantes marcos históricos a comemorar no campo da saúde pública, pois completam-se 31 anos da institucionalização dos Agentes Comunitários de Saúde, 28 anos do início do processo de municipalização da gestão em saúde que concretizou a implantação do SUS, mesmo que parcialmente, 25 anos da criação da Escola de Saúde Pública do Ceará e 24 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF). Completam-se ainda 10 anos da decisão técnico-política dos governos do Brasil e do Ceará, que definiram a vinda de uma instituição brasileira reconhecida nacional e internacionalmente pela efetividade de suas ações no campo da ciência e tecnologia em saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e, junto com   ela, a implantação   do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde do Eusébio-CE.


Passados trinta anos da institucionalização do Programa Agentes Comunitários de Saúde PACS, a ESF, no Brasil, abrange 48.605 equipes e 270.867 ACS. No Ceará, tem-se 2.426 equipes e 14.776 ACS, estando presente em 97,5% dos municípios brasileiros e atendendo cerca de 146 milhões de pessoas, 70,2% da população, segundo os dados do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.


SERVIÇO


1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família


Data: 13 a 15 de junho de 2018


Local: Centro de Eventos do Ceará


Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE


Contato: 85.99925.2620


Email: ascomenesf@gmail.com


Site: www.enesf.com


Face: enesfceara


Assessoria de Comunicação


1º Encontro Nordeste de Saúde da Família


Hariádina Salveano

Jornalista (JP-2515/CE)


Contato:(85) 99925.2620


Site:http://www.enesf.com/


Face:Enesf