Festa do Pau da Bandeira acontecerá no último domingo de maio

19


Os preparativos para a Festa de Santo Antônio, que acontece entre 27 de maio e 13 de junho, em Barbalha, já foram iniciados. Na última semana, o Município realizou o cadastramento de mais de mil barbalhenses que não pagarão por ingressos nos shows programados para ocorrerem no Parque da Cidade.


Segundo o Secretário, Cícero Santos, os planos estão sendo efetivados em parceria com o terceiro setor. Ele destacou que, nesta primeira etapa do cadastramento biométrico, diferentemente do que foi especulado, não há limites de pessoas que poderão realizar o cadastro, que deve durar até o dia 25 de maio. Dois dias depois, haverá o início da Festa de Santo Antônio, com a tradicional Noite das Solteironas. O carregamento do Pau da Bandeira acontece em 28 de maio, que será seguido pela trezena do Santo, paralela às festas na Praça da Estação e no Parque da Cidade. O encerramento ocorre em 13 de junho. 


A Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, é uma festividade popular anual da cidade cearense de Barbalha. Suas origens remontam ao ano de 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo (que se estendem até o dia 13 de junho, data em que é homenageado Santo Antônio de Lisboa), tendo adquirido um caráter carnavalesco que lhe distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.