Conferências do PCdoB movimentam interior do Ceará

8


O prazo regimental para a realização das Conferências Municipais do PCdoB foi aberto com convocação da Conferência Estadual, em agosto deste ano, mas de lá para cá, foram realizadas reuniões preparatórias, assembleias de bases e encontros para recadastramento de filiados. Nesta reta final é que estão sendo intensificadas as realizações dos encontros nas cidades.


Nos dois últimos finais de semana, os comunistas estiveram reunidos em 13 cidades: Camocim, Canindé, Crateús, Fortim, Horizonte, Ipaporanga, Madalena, Maracanaú, Morada Nova, Palmácia, Pedra Branca, São Benedito e Uruburetama.

O clima dos encontros tem sido muito positivo, apesar das adversidades do atual momento político. Esta é a avaliação de Abel Rodrigues, secretário estadual de Organização do PCdoB-CE. Segundo o dirigente comunista, o sentimento que prevalece nas Conferências Municipais já realizadas é de ânimo, resistência, enfrentamento do golpe e suas consequências”. “Nossos filiados e amigos reconhecem o papel político que os comunistas e o PCdoB conquistaram, de capitanear esta resistência de combate ao retrocesso e achar uma saída para o país. Esta é a principal mensagem que o projeto de resolução do 14º Congresso expressa, e percebemos que este sentimento está sendo assimilado, ratifica.

Pauta de debates


Sempre acompanhadas por representantes da direção estadual do PCdoB no Ceará, a realização das Conferências Municipais deve seguir uma pauta de atividades: debater com filiados o Projeto de Resolução do 14º Congresso, com contribuições e emendas; discussão e aprovação de propostas para mudanças no Estatuto do Partido; realizar um balanço do trabalho da direção estadual nos dois últimos anos e, com base nesta análise, elaborar proposta de nova direção, com números de membros e nomes; e ainda eleger a nova direção do Comitê Municipal e os delegados que participarão da Conferência Estadual.


Rodrigues alerta que, para ter direito a voto e poder ser votado, o filiado deve estar em dia com as obrigações do Partido: quite com a contribuição financeira e devidamente recadastrado.

O dirigente reforça ainda que, para os próximos finais de semana, já estão confirmadas a realização de 67 Conferências Municipais, dentre elas nas cidades de Aracati, Itapipoca, Iguatu, Acopiara e Limoeiro do Norte, consideradas cidades polo. A expectativa é de, com a ampliação do prazo para a realização dos encontros, estendido do dia 2 até o dia 14 de outubro, possam ser convocadas e realizadas cerca de 100 Conferências Municipais do PCdoB no Ceará.

Mais


A Conferência Estadual do PCdoB-CE acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro deste ano.


Fonte: Vermelho – Carolina Campos