Conferência dos Direitos Humanos será realizada em Fortaleza nos dias 11 e 12 de março

59


Fortaleza recebe, nos dias 11 e 12 de março, a V Conferência Estadual dos Direitos Humanos. Realizado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, o momento sucede o ciclo das Conferências Regionais Unificadas, contando com a participação dos delegados eleitos nas prévias realizadas no Cariri, Litoral Leste, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral, Fortaleza e Região Metropolitana, além dos delegados eleitos nas 25 conferências livres (19 no sistema penitenciário e as outras seis entre Povos de Terreiro, Juventude, População de Rua, Saúde Mental e Indígenas).


As Conferências Regionais e Livres foram um momento de debate e de elaboração e discussão de propostas que serão estudadas e reformuladas para serem enviadas para a Conferência Nacional, que acontecerá, nos dias 27 a 29 de abril, em Brasília. O tema em debate será “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”.


Para o Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador e Coordenador da Comissão Organizadora Estadual da Conferência Estadual de Direitos Humanos do Ceará, Demitri Cruz, a Conferência Estadual é o momento de aproveitar a união das melhores propostas e ampliar o diálogo sobre futuras políticas públicas. O processo de Conferências foi amplo do ponto de vista territorial e de representatividade e o ápice na Conferência Estadual permitirá para o Estado a elaboração do I Programa Estadual de Direitos Humanos, que trará diretrizes para execução das políticas públicas no estado do Ceará”, destaca.


Desta conferência serão eleitos 48 delegados, 19 do poder público e 29 da sociedade civil. O processo de eleição dos delegados para participar da Conferência Nacional, em Brasília, consistirá em uma assembleia na qual sociedade civil e poder público elegerão seus delegados, respectivamente. Todos os pontos serão estabelecidos no Regimento da Conferência, que será entregue no primeiro dia do evento.


Demitri Cruz acredita que os delegados eleitos representarão bem a pluralidade de propostas e de pensamentos ao longo desse processo de Conferência. “A eleição dos delegados para a Conferência Nacional será representativa dos diversos segmentos sociais, o que permitirá uma participação que representará a complexidade de desafios que temos para uma pauta afirmativa dos direitos humanos”, conclui.

Serviço:


V Conferência Estadual dos Direitos Humanos


Data: 11 e 12 de março

Hora: 8 horas

Local: Hotel Romanos – Rua Padre Pedro de Alencar, 2012 – Messejana