Começa hoje em Juazeiro do Norte, uma das maiores festas juninas do Ceará, o Juaforró, que buscam celebrar e preservar as tradições da região do Cariri, com uma programação diversificada e abrangente. O evento contempla três momentos: shows musicais, forró no sítio e, no mês de julho, o festival de quadrilhas.
Os shows, acontece de 19 a 23, no Parque de Eventos Padre Cícero, com atrações musicais nacionais, regionais e locais. A gestão municipal permanece com o intuito de resgatar e enaltecer a tradição dos festejos juninos em Juazeiro, e isso se dará por meio da Cidade Cenográfica, do tradicional Palhoção, com forró pé de serra, parque de diversões e praça de alimentação, bem como do terreiro cultural, com apresentações de manifestações artísticas populares, como maneiro pau, coco e banda cabaçal, dentre outros.
O Juaforró e o Festival Municipal de Quadrilhas foram idealizados pelo ex-secretário de Cultura, Alcimar Monteiro, na gestão dos anos 2000, de Carlos Cruz. Para aquela época, o Juaforró se tornou uma das festas mais populares do interior do Nordeste, comparável ao São João de Campina Grande e Caruaru. O festejo parou em 2013 e retornou no formato online, devido à pandemia, em 2021, na gestão atual. Em 2022, voltou ao formato presencial.
Josué Farias afirma que o evento é o único festival do Estado do Ceará que abre suas atividades com um cortejo junino. Os brincantes recebem subsídio para participar do festival e premiação para as três primeiras colocações. O coordenador de quadrilhas diz que “Juazeiro é uma cidade pulsante em cultura e possui mais de 43 grupos de tradição no ciclo natalino, junino e carnavalesco, os três mais movimentados com cultura tradicional e popular no nosso Cariri”.