Cesau realiza eleição para Mesa Diretora

20


As inscrições de conselheiros interessados em concorrer podem ser feitas nos dias 23 e 24 de fevereiro.



O Conselho Estadual de Saúde fará no dia 29 deste mês de fevereiro eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2016/ 2018, conforme edital já lançado (ver na íntegra). As inscrições podem ser feitas no dias 23 e 24 das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Executiva do Cesau, na Avenida Almirante Barroso, 600, bloco C, Praia de Iracema. Todas as inscrições serão atestadas pela Secretaria executiva do Conselho e homologadas pela comissão eleitoral.


Quem pode se inscrever e concorrer à eleição da Mesa Diretora, formada pelo presidente, vice-presidente, secretário-geral e secretário adjunto? Além de se inscreverem e concorrerem à eleição, os 40 conselheiros titulares do Cesau votam. Com a composição paritária, as chapas devem ser constituídas por 2 usuários, 1 profissional de saúde e 1 representante do governo ou prestador de serviços. Os 40 suplentes votam na condição da ausência dos titulares.


A Mesa Diretora tem o papel de coordenar os trabalhos do controle social, desenvolvidos pelo Cesau, que é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política estadual de saúde, incluindo aspectos econômicos e financeiros.


Desde 2008 o presidente do Cesau é eleito diretamente pelos conselheiros. Antes, o presidente era cargo nato do secretário estadual da saúde. Essa mudança histórica mostra autonomia e maior participação do controle social nas conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS) para promover saúde de qualidade para a população.



Ascom/Cesau Ceará