Cesau-CE realiza o Fórum de Conselheiros em Tianguá

21


Nessa quinta-feira, 20 de julho, o Fórum de Conselheiros de Saúde chega à macrorregião Sobral. A cidade de Tianguá será a sede do evento, onde a expectativa é recebe cerca de 150 conselheiros e conselheiras das regionais de Acaraú, Camocim, Crateús e Sobral.


O evento, que uma realização do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE), contará com as palestras do secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, do secretário Municipal de Saúde de Camocim, Fernando Fernandes, da secretária executiva da Comissão Intersetorial Bipartite (CIB), Vera Coelho, além da membra da Comissão Nacional da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Federal e do Conselho Municipal LGBT de Fortaleza, Lilian Viana.


A importância desse Fórum recai sobre a efetivação de um espaço de formação e participação social para os Conselheiros da Macrorregional de Sobral, onde poderão se apropriar das políticas públicas de saúde que estão acontecendo nesse território, além de contribuir para o acompanhamento e monitoramento das pactuações realizadas e das que estão sendo construídas, explica a presidente do Cesau-CE, Ana Mello.


Segundo a conselheira estadual e coordenadora do Fórum, Laciana Lacerda, esse é o primeiro encontro de uma série de cinco, que estão programados para as macrorregionais Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri.O nosso intuito é promover a interação dos Conselhos Municipais de Saúde e cada tema debatido tem olhar voltado ao controle social, afinal esse é o objetivo maior, capacitar o conselheiro de saúde a ter uma olhar crítico, a entender da importância do seu trabalho efetivo e fazer o controle social de qualidade para defesa e fortalecimento do SUS, destaca.


O último Fórum Macrorregional de Conselheiros aconteceu no Cariri, em 2016, com a presença de 120 conselheiros e conselheiras da Região Sul do estado do Ceará.


Fórum de Conselheiros de Saúde


Os encontros tem o objetivo de manter a articulação e informação entre si e a sociedade em geral, com a finalidade de promover o pleno exercício do controle social sobre as políticas públicas, implementadas no âmbito dos municípios e na microrregião correspondente.


Programação


8h30min – Acolhimento

9h – Mesa de abertura

9h30min – Palestra – Os Desafios da Saúde no Ceará na Atual Conjuntura Nacional

Palestrante – Henrique Javi – Secretário da Saúde do Estado do Ceará 

Moderadoras – Ana Mello – Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará e Goretti Pnheiro – Secretária Executiva do Cesau


10h30min – Debate


11h – Palestra – A Diversidade de Sujeitos e Igualdade de Direitos no Sistema Único de Saúde (SUS)

Palestrante – Lilian Viana – Conselho Nacional OAB 

Moderadora – Rafael Fernandes – Conselheiro Estadual de Saúde do Ceará


12h – Debate


12h30min – Almoço


14h – Palestra – “Qual é a Importância e no que Consiste os Conselhos Municipais de Saúde”

Palestrante – Fernando Fernandes – Presidente do Conselho e Secretário de Saúde de Camocim 

Moderadora – Marlucia Ramos – Conselheira Estadual de Saúde do Ceará


15h – Debate


15h30min – Palestra – A Contribuição de Conselhos de Saúde para o Fortalecimento da Gestão do SUS.

Palestrante – Vera Coelho – Assessora de Planejamento e Gestão da Sesa

Moderadora – Laciana Lacerda – Conselheira Estadual de Saúde do Ceará


16h30min – Debate


17h – Encerramento


SERVIÇO:

Local: Auditório da Escola Profissionalizante Sebastião Sobrinho Vasconcelos – Bairro Aeroporto em Tianguá.

Data: 20 de julho

Horário: 8 às 17 horas


Assessoria de Comunicação da Cesau-CE