Centro de Cultura Popular Mestre Noza será reforma e revitalização

25


O Prefeito Arnon Bezerra e o Secretário de Cultura, Alemberg Quindins, estiveram reunidos com a diretoria do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, para tratar sobre a reforma e revitalização de um dos espaços que se tornou referência internacional de produção artística, com mais de 130 artesãos cadastrados. Nesta terça-feira, e entidade completa 32 anos, e será celebrado com uma renovação, às 16 horas. O espaço recebe, anualmente, milhares de visitantes e comercializa seus produtos para várias cidades do Brasil e do exterior.


A partir desse primeiro encontro, ficou definido que um novo projeto arquitetônico para a reforma do espaço será feito, a partir dos anseios dos trabalhadores que ocupam o espaço. O Prefeito, ao dialogar com os artesãos, deixou os associados à vontade para escolherem de que forma querem que sejam realizadas as melhorias no local. Pertencente ao Governo do Estado, o prédio do Mestre Noza fica localizado na Rua São Luís, s/n, no Centro de Juazeiro do Norte, onde há muitas décadas funcionava instalações da Polícia Militar. Foi ocupado em 1984 pelos artesãos da cidade que fundaram no local a sede da Associação dos Artesãos do Padre Cícero, que ficou conhecida pelo nome de Centro de Cultura Popular Mestre Noza.


Atendendo a pedidos dos artesãos, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, segundo o Prefeito Arnon Bezerra, deverá intermediar junto ao Governo do Estado para que a posse das instalações seja transmitida definitivamente para a Associação. Segundo o Secretário de Cultura, para que a liberação dos recursos da reforma aconteça, faz-se necessário definir a titularidade da posse do imóvel, que ainda pertence ao Governo do Estado.


Os artesãos reivindicam para a Associação que fazem parte, com o objetivo de se sentirem seguros contra ações que possam retirá-los do local. Nós queremos que a posse do imóvel passe para a Associação, para evitar as ameaças de despejo que sempre tememos ou sofremos a cada nova gestão municipal que se inicia. Nesse momento, vemos que podemos contar com a ajuda do Prefeito Arnon Bezerra nesse sentido, afirma o artesão Cícero Caetano Rodrigues, conhecido como Zumbim, presidente da Associação.


Funcionalidade – Para atender as necessidades dos artesãos e dos clientes é necessário que a reforma traga algumas funcionalidades para o espaço, como a instalação de prateleiras e de coberturas para abrigar algumas obras que estão ao relento, sofrendo desgaste por estarem sob chuva, sol e sereno.Também queremos que os nossos clientes possam ter mais conforto ao nos visitarem e fazer suas compras com mais tranquilidade, ressalta o presidente da entidade, Zumbim.



Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte – Foto Samuel Macêdo