Centenário da Casa de Juvenal Galeno é marcado por grande diversidade cultural

24


A Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, é hoje um dos mais antigos Centros Culturais Cearense em atividade, congregando mais de 20 entidades em sua sede, e fortalecendo a arte nas mais diversas linguagens. Berço e residência do poeta cearense reconhecido em todo o País, a Casa de Juvenal teve seu tombamento definitivo como patrimônio em nível estadual em 2016, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa).


Ativa desde 1919, a Casa de Juvenal Galeno já recebeu visitas do porte de Patativa do Assaré, Luís da Câmara Cascudo, Rachel de Queiroz e Filgueiras Lima, que viviam intensamente a cultura e debatiam a política do país, além de fomentarem a produção literária de cada época.


Para comemorar o Centenário deste equipamento de grande importância para a cultura do Estado, ocorrerá o Lançamento de Antologia organizada para esta data, além de sessões solenes, palestras, lançamento de cordéis, apresentações teatrais, musicais, entre outras ações organizadas pelas associais e pela direção da Casa de Juvenal Galeno.


“Esta justa homenagem à Casa de Juvenal Galeno será um encontro de várias entidades culturais sediadas no equipamento, bem como de instituições e grupos que promovem a cultura em nosso Estado”, destaca Antônio Galeno, diretor do equipamento e bisneto de Juvenal e diretor da casa.


Além do centenário do equipamento, em 2019 comemoram-se os 183 anos de nascimento de Juvenal Galeno; os 83 anos de fundação da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno; e os 6  anos de fundação da Academia de Letras Juvenal Galeno.

>> PROGRAMAÇÃO PREPARADA PARA O CENTENÁRIO:

Terça-feira (24/09)

16h – Lançamento da Antologia “Efeméride da Vida (Cultive Art Litterature Et Solidairté)” e Outorga de títulos

Local: Casa de Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128 – Centro)

Quinta-feira (26/09)

15h – Sessão solene em homenagem ao centenário da Casa de Juvenal Galeno

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807)

Sexta-feira (27/09)

9h – Missa em Ação de Graças

Local: Igreja do Patrocínio (R. Guilherme Rocha, 536 – Centro)

9h45 – Bênçãos das instalações

Local: Casa de Juvenal Galeno

9h50 – Café da manhã/confraternização

10h – Lançamento do Cordel em comemoração ao centenário da Casa. Autor: Gerardo Frota (Pardal)

11h – Palestra Professor César Menezes Porto. Tema: Juvenal Galeno

19h – Sessão solene, no Auditório Henriqueta Galeno, com entrada festiva de Juvenal, com pronunciamento de Antônio Galeno, apresentação musical de Ósia Carvalho e cantores líricos: Alvarus e Auzeneide Cândido

Entrega de medalhas e diplomas

Encenação da peça teatral “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, com o ator Oscar Roney

Sábado (28/09)

16h – Sessão solene de posse dos acadêmicos Cesar Menezes Porto, Célia Barreira Queiroz, Ivan Fernandes, e lançamento da Antologia da Academia de Letras Juvenal Galeno, “Lira Das Letras”

Local: Casa de Juvenal Galeno