Causa animal debatida em Audiência Pública na Câmara

34


Na última sexta-feira (29) foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte para discutir as condições dos animais de pequeno e grande porte no Município. Os principais temas abordados foram os cuidados que devem ser observados para a prevenção da leishmaniose visceral e a questão dos maus-tratos e abandono desses animais. Foram discutidas propostas de trabalho conjunto entre os órgãos e entidades presentes, na intenção de solucionar os problemas existentes.


Participaram do debate o coordenador de Vigilância em Saúde, David Antônius, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Roselene Rodrigues, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o superintendente da Amaju, Sidney Kal-Rais, além de vereadores, representantes de associações protetoras dos animais, do Demutran, de instituições de ensino superior e da sociedade civil.


O secretário Romão França garantiu o apoio da Seagri à causa, no tocante à questão produtiva da área rural e ressaltou que é através da construção coletiva que se resolvem os grandes problemas sociais”. O superintende Sidney Kal-Rais, por sua vez, propôs parceria para que se cumpra efetivamente no Município a Lei Federal de crimes ambientais, no que diz respeito à penalização a quem comete maus-tratos aos animais.


A Secretaria de Saúde do Município comprometeu-se em continuar aprimorando os trabalhos que vêm sendo realizados na prevenção da Leishmaniose, como o monitoramento e bloqueio químico realizado pela Vigilância Epidemiológica nos locais, onde são identificados os casos da doença, evitando assim a propagação do mosquito transmissor. Já quanto aos cuidados com os animais abandonados, o coordenador de Vigilância em Saúde, David Antônius, afirmou que a Sesau já está tomando as medidas necessárias para a regularização dos transportes utilizados na captura desses animais de pequeno e grande porte. Além disso, foi iniciada uma reforma para melhorar a estrutura do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ.


Ações do Centro de Controle de Zoonoses


De janeiro a setembro de 2017 o CCZ realizou: 28 palestras educativas sobre posse responsável, para um público-ouvinte de aproximadamente 560 usuários; 1.280 atendimentos veterinários gratuitos para a população com renda inferior a dois salários mínimos; 215 capturas de animais de tração; 199 vacinas contra raiva aplicadas em cães e gatos; 67 animais foram adotados.