A temporada 2024 do projeto Jazz em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste, tem encerramento nesta sexta, 20/12, com um show especial. Carlinhos Patriolino, multi-instrumentista, compositor, arranjador e um dos mais aclamados nomes da cena musical do Ceará para o Brasil, realiza o último show da temporada no projeto, que em agosto de 2025 chegará aos dez anos, já tendo iniciado as comemorações com o show especial de Chico Pinheiro, em novembro deste ano.
Nesta sexta, na “saideira” da temporada do Jazz em Cena, Carlinhos Patriolino tocará exclusivamente seu bandolim, ao lado do jovem José Ramos, no violão de sete, e de Jó dos Santos na percuteria. José Ramos vem se destacando em apresentações com Patriolino, como o aplaudido show no Festival Choro Jazz, etapa Cariri, em setembro deste ano. Jó dos Santos é mais um integrante da musicalíssima família que também conta com o contrabaixista Miquéias dos Santos e o baterista Neo dos Santos, entre os mais aplaudidos músicos da capital cearense.
O jovem violonista José Ramos se apresenta com Carlinhos Patriolino
Filho do chorão Carlos Patriolino, Carlinhos é multi-instrumentista autodidata, compositor e arranjador com carreira internacional. Desde jovem, dominou diversos instrumentos de corda, destacando-se no bandolim. Com álbuns como “Rabisco” e “Sambopeando” (prêmio de Melhor CD Instrumental em 2007), e uma turnê europeia com “Vivências”, Carlinhos é renomado por sua musicalidade única.
Reconhecido por suas colaborações com grandes nomes da MPB e trilhas sonoras para filmes e novelas, o show “Carlinhos Patriolino – O Bandolim Que Fala” explora seu repertório autoral de choro, samba e bossa nova.
No show desta sexta, às 19h, no CCBNB, Carlinhos Patriolino antecipará o repertório do novo espetáculo que levará à Europa em 2025. Apresentará composições próprias, como “Brazuja”, que deu nome ao super grupo de destaque nos anos 90 em Fortaleza, formado por ele, Adelson Viana, Tarcísio Sardinha, Ricardo Leite, Marcio Resende, Carlinhos Ferreira, entre outros, e que deixou um disco gravado, como precioso legado. “O berro” e “Vivências” são outras composições de Carlinhos garantidas no show em trio, assim como “Abertura/Rabisco”.
“Esse trabalho tem algumas músicas minhas, em uma mescla com interpretações de temas brasileiros e universais, como uma valsa francesa, linda, chamada ‘Indifference’. Também um arranjo em cima do “Aquarela do Brasil”, do Ary Barroso. O ‘Vibrações’, meu choro preferido, e acho que de muita gente também. E uma interpretação minha já bem antiga, de um frevo, o ‘Formigão’, do saxofonista pernambucano Felinho, e faço minha leitura”, detalha o bandolinista.
O público está convidado a um belo show, neste final de ano, encerrando a temporada 2024 do Jazz em Cena, mais uma vez no CCBNB, espaço que recentemente teve destaque na grande Virada Cultural, com 11 dias de programação, e que recebe nesta semana também o 1o. Circuito de Violas Nordestinas. Tudo com entrada franca. Muita música, para celebrar as conquistas de 2024 e a chegada de um novo ano. Que venha igualmente musical!
Serviço
Jazz em Cena. Show de Carlinhos Patriolino Trio. Sexta, 20/12, às 19h, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Entrada franca.