
Nesta sexta-feira (17), às 19h, a Câmara Municipal de Fortaleza promoverá uma sessão solene em homenagem à Fecomércio Ceará, atendendo a um requerimento do vereador Eudes Bringel. O evento ocorrerá no plenário Fausto Arruda e contará com a presença de diversas autoridades e personalidades do setor.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará celebra seu 75º aniversário, enaltecendo a dedicação e o esforço de seu fundador, Clóvis Arrais Maia. Presidida atualmente pelo empresário e deputado federal Luiz Gastão Bittencourt (PSD), a instituição marca presença nos 184 municípios cearenses, atuando por meio de seus braços sociais, Sesc e Senac, em colaboração com iniciativas públicas e privadas.
Criada e mantida pelos empresários do comércio, a Federação tem em sua base 35 sindicatos patronais, representando cerca de 150 mil empresas na Capital e no Interior. Administra o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), compondo o Sistema Fecomércio.
A Fecomércio tem como papel orientar, coordenar e representar legalmente os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Está em constante transformação para melhorar o desempenho, inovar e garantir a sustentabilidade das empresas do Ceará. Além disso, atua para oferecer aos associados e empresários do segmento, produtos, serviços e convênios através do Cartão do Empresário, que ajuda na saúde financeira das empresas.
Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, destaca a atuação da instituição. “Hoje, estamos presentes nos 184 municípios cearenses, seja com unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada. Parte dessas conquistas se deve também ao trabalho realizado com a nossa base sindical, através dos nossos presidentes de sindicatos, seja na Capital ou no Interior. Então, nestes 75 anos de história, que possamos além de celebrar as conquistas, olhar pra frente, no que ainda precisa ser feito para poder continuar contribuindo com esse segmento tão importante para o Estado. O Sistema Fecomércio Ceará sempre foi muito autônomo e independente, embora respeitando todas as correntes políticos partidárias e, acima de tudo, uma defesa intransigente das empresas e do empresariado”, pontua Gastão.
A trajetória da Fecomércio Ceará é motivo de orgulho e inspiração para todos os envolvidos, e a homenagem prestada é uma forma de reconhecer a dedicação e o empenho daqueles que colaboraram na construção dessa história de sucesso.