Barbalha promove Fórum para elaboração do Plano Municipal de Saúde

62

O município de Barbalha realizou nesta quarta-feira (26) o Fórum para a Elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2022 a 2025. O evento foi realizado de forma remota e chegou a registrar a participação simultânea de cerca de 90 pessoas, entre servidores técnicos da pasta e membros da sociedade civil.

No turno da manhã, o evento contou com a presença do Prefeito Guilherme Saraiva que, durante a solenidade de abertura, ressaltou a importância da construção coletiva do PMS com embasamento técnico. “Que nós possamos programar nossas ações para os próximos 4 anos. São ações e diretrizes que devemos tomar olhando o lado técnico, esperando o melhor resultado para o Município. É importante a experiência, pois temos pessoas da sociedade civil e profissionais da saúde e essa pluralidade vai nos ajudar a construir um plano mais robusto”, disse o Prefeito.

Na sequência, a Secretária de Saúde Sheyla Martins, fez apresentação sobre as ações realizadas pelo sistema de saúde pública municipal.

Em seguida os participantes foram divididos em 5 grupos de discussão para elaboração de propostas de ações nos eixos Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada, Assistência Farmacêutica, Vigilância à Saúde e Gestão, Controle Social e Infraestrutura

Servidores da Secretaria de Saúde foram orientados a participarem das discussões e se colocarem à disposição para esclarecimento das dúvidas dos participantes. De acordo com a Secretária Sheyla Martins, o fórum é um espaço de construção de ideias que possibilitem à população o acesso aos serviços oferecidos pela pasta: “O Fórum para Elaboração do Plano Municipal de Saúde é um momento muito importante para a Saúde do Município. É um espaço para planejarmos as ações e programas que permitam a assistência à população e o desenvolvimento da Secretaria de Saúde”, destacou.

O próximo passo é a organização de todas as proposições e a geração de um documento com o detalhamento das ideias elencadas, que constituirão o novo Plano Municipal de Saúde. O documento finalizado será disponibilizado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Barbalha para que a população possa ter acesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here