Audiência Pública na Unilab debaterá, nesta terça-feira (19), "Juventudes, Direitos e Violências no Maciço de Baturité”

18


Nesta terça-feira, 19, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) será palco para uma importante iniciativa acerca dos direitos humanos. A partir das 14h, a instituição sediará uma audiência pública com tema “Juventudes, direitos e violências no Maciço de Baturité”, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção (CE). O evento é iniciativa do Projeto Diálogos Urbanos da Unilab e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio dos mandatos dos deputados estaduais Elmano de Freitas (PT) e Renato Roseno (PSOL).


Natural de Baturité, o deputado Elmano Freitas considera extremamente importante levar para a juventude o debate sobre segurança pública. “Nós temos no Maciço e, especialmente em Redenção, um aspecto muito importante que foi a instituição da Unilab. Nós tivemos um aumento de jovens naquele município e, agora, tem nos chegado relatos de aumento nas situações de conflito, como o preconceito ao povo negro por parte de setores da sociedade, bem como a sensação de aumento nos casos de furtos e roubos contra os jovens”, explica. Para o deputado estadual, contribuir, por meio do mandato, na solicitação da atividade junto à Assembleia Legislativa é mostrar que “a Casa Legislativa se preocupa e quer participar dos debates que afligem o cotidiano do povo cearense, seja na capital, seja no interior”.


Elmano Freitas afirma que a região do Maciço de Baturité não pode se transformar em um local onde a violência passe a ganhar as manchetes de jornais. “A tradição da nossa região é de um povo tranquilo, trabalhador, que podia sair nas ruas à noite sem nenhum perigo. Uma instituição como a Unilab busca transformar, para melhor, a vida das pessoas. Acredito e espero que ela não se torne mais um alvo daqueles que optam por fazer, da criminalidade, sua forma de vida”.


Na Unilab, a Coordenação de Políticas Estudantis, o Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades, o Núcleo de Igualdade Racial e representações dos estudantes irão compor a mesa. Também participam grupos de pesquisa e de extensão e organizações da sociedade civil, apresentando denúncias e trazendo demandas e propostas. A audiência pública conta com o apoio do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) e do Bacharelado em Humanidades (BHU) da Unilab.


 


Serviço:


Audiência Pública: Juventudes, Direitos e violências no Maciço de Baturité


Data: 19/03 – terça-feira


Horário: 14h


Local: Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção (CE)


 


Mais informações:


Assessoria de Comunicação do Deputado Elmano Freitas


Jornalista: Rodrigo Coimbra


Tel/Whatsapp: (85) 99961-4735 (TIM) / 98837-4724 (OI)