Audiência Pública debate permanência de comerciantes no Centro Cultural Patativa do Assaré

9


A história de um dos mais antigos espaços comerciais do Conjunto Ceará pode ser apagada. Moradores do bairro, comerciantes e frequentadores assistem, inconformados, à polêmica do possível leilão do prédio onde hoje está instalado o Centro Cultural Patativa do Assaré. Para tratar do assunto, a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do mandato do deputado estadual Elmano Freitas (PT), em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza realizará nesta quarta-feira, 22, a partir das 18h, audiência pública para debater o destino da construção com a população local.


A atividade atende um pedido da própria comunidade, que procurou o parlamentar para expor a situação. “Em maio, fomos procurados por representantes do Centro Cultural Patativa do Assaré e convidados para uma reunião, onde tomamos ciência da intenção por parte da Companhia de Habitação do Ceará (COHAB/CE) em levar o prédio a leilão. Estivemos no local e vimos que, caso isso se concretize, trabalhadores e trabalhadoras deixarão de contar com um espaço para manterem ativos seus negócios”, explica Elmano Freitas.


A partir da reunião, o parlamentar se comprometeu em mediar o assunto junto ao governo do Estado em busca de soluções. “Sugerimos a realização de uma audiência pública para que as partes possam colocar suas opiniões e para que o governo possa ouvir a população. O fechamento do local dará fim aos pequenos comércios que, mesmo enfrentando dificuldades, são a única forma de sustento dos que permaneceram”, pontua o deputado estadual.


Entenda:


Construído na década de 90, o local abriga quatro galpões que, na época, foram reformados para dar vida ao Ceará Shopping Center. Em parceria com o governo estadual e com a Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores do bairro (AMPEC), a proposta era de que se estabelecesse no local uma loja-âncora para dar mais dinamismo ao comércio no estabelecimento, que abrigava 40 lojas distribuídas entre os membros da Associação.


Nos idos de 2000, os lojistas que ali ficaram, em parceria com grupos e produtores culturais, artistas, pequenos artesãos e moradores mantiveram-se no estabelecimento, ocupando o local e transformando-o no atual Centro Cultural Patativa do Assaré.


Porém, no final de 2015, a comunidade e os empreendedores receberam a notícia da intenção da COHAB/CE em levar o prédio a leilão – o que tem gerado insatisfação nos lojistas por não terem para aonde ir.


Serviço:


Audiência Pública para debater a situação do Centro Cultural Patativa do Assaré


Data: 22/06 – quarta-feira


Horário: 18h


Local: Centro Cultural Patativa do Assaré, no Pólo de Lazer do Conjunto Ceará


Endereço: Av. Ministro Albuquerque Lima, s/n


 


Mais informações:


Assessoria de Comunicação do Deputado Elmano Freitas


Jornalista: Rodrigo Coimbra


Tel/Whatsapp: (85) 99961-4735 (TIM)