Aprece firma parceria com Rotary Internacional para mobilização contra a poliomielite e sarampo

18


Na manhã da última terça-feira, 31 de julho, o assessor Institucional da Aprece, João Ananias, e assessor da Presidência da entidade, Pedro Neudo Brito, estiveram reunidos com Gustavo Torres, representante do Rotary Internacional. O intuito do encontro foi discutir firmar parceria para mobilização dos municípios para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.


Neste ano, a campanha tem início na próxima segunda-feira, 06 de agosto, e segue até o final do mês em todos os postos de saúde do Estado. No sábado, 18 de agosto será o dia de mobilização nacional. O objetivo é evitar que o vírus da poliomielite volte a circular no país e impedir a circulação do Sarampo em âmbito nacional.


O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990 não são registrados casos da doença. A campanha também abrange vacinação contra o sarampo e a rubéola.  Sobre os casos de sarampo, o Ceará apresentou em 2015 um surto da doença, com 211 registros. Tanto a poliomielite como o sarampo são doenças de notificação compulsória e o país tem compromissos internacionais para erradicar e eliminar essas doenças.


Pensando nisso, a Aprece juntamente com o Rotary e outras instituições, vão realizar uma campanha de mobilização para intensificação da vacinação nos municípios cearenses, durante todo este mês. “É preciso chamar a atenção da população quanto à gravidade do retorno dessas doenças no Ceará e no Brasil, afirmou João Ananias. Ele reforça a importância da não negligenciação da família em levar as crianças aos serviços de vacinação com a caderneta para avaliação e registro.


Paralisia Infantil


A paralisia infantil, também conhecida cientificamente como poliomielite, é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas que também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido. Uma vez que a paralisia infantil não tem cura caso afete os músculos, é aconselhável fazer a prevenção da doença, que consiste em tomar a vacina da poliomielite, que pode ser administrada a partir das 6 semanas de vida, dividida em 5 doses.


O Rotary


É uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para buscar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso e visão. Os associados vêm ajudando a humanidade há mais de 100 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos.


(Aprece)