Após perder espaço nas prefeituras, PT deve crescer em governos no Nordeste

38


Reprodução/Facebook/Fernando Haddad


Nas eleições de 2016, o PT elegeu 116 prefeitos no Nordeste contra os 187 de 2012. Agora em 2018, no rastro da popularidade do ex-presidente Lula, 4 dos 9 Estados da região têm petistas liderando as pesquisas de intenção de voto para os governos estaduais.


Se esse cenário for confirmado, o partido manterá os governos da Bahia, com Rui Costa, do Ceará, com Camilo Santana, e do Piauí, com Wellington Dias. Além de passar a comandar o Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra.


Nos demais Estados o PT tem como aliados, Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão, João Azevêdo (PSB) na Paraíba, Renan Filho (MDB) em Alagoas e Paulo Câmara (PSB) de Pernambuco.


12 candidatos a governador podem vencer no 1º turno


Faltam 12 dias para as eleições de 2018 e, nesta reta final, o quadro retratado pelas pesquisas dificilmente deve mudar. Em levantamento do iG São Paulo sobre o cenário eleitoral de cada estado brasileiro com base nas intenções de voto divulgadas recentemente pelo Ibope, foi observado que 12 candidatos a governador estão perto de liquidar a fatura já no primeiro turno, marcado para o dia 7 de outubro.


Entre os  candidatos a governador próximos da vitória, sete já comandam os estados pelos quais disputam as eleições: Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; Reinaldo Azambuja (PSDB), Mato Grosso do Sul; Wellington Dias (PT), no Piauí; e Mauro Carlesse (PHS), no Tocantins.


Os outros cinco candidatos que podem assumir o cargo de governador já no primeiro turno são: Gladson Camelli (PP), no Acre; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Ronaldo Caiado (DEM), em Goiás; Hélder Barbalho (MDB), no Pará; e Ratinho Júnior (PSD), no Paraná.


Na análise por região, percebe-se que a maior parte dos estados próximos de um desfecho já no primeiro turno está no Nordeste. Dos nove estados nordestinos, em cinco os governadores estariam reeleitos se o pleito fosse hoje, segundo o Ibope . O restante dos candidatos com larga vantagem estão divididos entre a região Norte (3), Centro-Oeste (2), Sul (1) e Sudeste (1).


Não por coincidência, na análise por partidos, o PT, que encontra no Nordeste seu maior reduto eleitoral também nas pesquisas de intenção de voto para presidente, conta com três candidatos a governador próximos da vitória já no dia 7: o governador Rui Costa, na Bahia; Camilo Santana, no Ceará; e Wellington Dias, no Piauí.


(Poder360 – iG)