Apoiadores do COSEMS/CE participam de reunião em São Paulo

86


Evento busca discutir integralidade e regionalização na gestão


Acontece nos dias 16 e 17, em São Paulo, o Curso de Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento do SUS, no qual estão presentes todos os apoiadores dos COSEMS, num total de 240 participantes. Com palestras divididas entre CONASEMS, Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o encontro tem o objetivo de buscar novas diretrizes para a operacionalização do projeto no triênio 2018 – 2020.


O Ceará está com todos os onze apoiadores presentes, juntamente com a coordenação do projeto no estado. O projeto Rede Colaborativa  CONASEMS/COSEMS  veio proporcionar aos gestores municipais aperfeiçoamento das práticas do SUS, com destaque aos modelos de atenção e de gestão, planejamento e financiamento, controle social, regionalização e governança através de 11 apoiadores, distribuídos na 22 regiões de saúde. O projeto tem no seu cerne a reflexão sobre a gestão colegiada do SUS e o fortalecimento às pactuações locorregionais, face às principais portarias e legislação do SUS” comenta a coordenadora do projeto no Ceará, Virgínia Justa.


A coordenadora ainda explica que o apoio se desenvolve em diferentes instâncias. Ora eu apoio, ora sou apoiado e, assim, vamos construindo uma rede de comunicação, formação e vínculos com o sistema, através de alianças, escuta qualificada, onde o gestor municipal é o protagonista de todo o processo”, complementa.


A expectativa é a melhor possível para àqueles que estão começando agora no grupo de apoiadores da Rede Colaborativa. Nós estamos aqui para ampliar nossos conhecimentos, para fortalecer a gestão municipal, para apoiar os gestores no seu processo de trabalho, relata Alessandra Albuquerque, nova apoiadora do COSEMS/CE. 


Para a apoiadora da região norte, Sibelly Mourão a expectativa não é diferente. A cada oficina nós conseguimos ver esse aprimoramento, com base nas informações que adquirimos e repassamos, fortalecendo o trabalho que já vem sendo desenvolvido no estado do Ceará.”


(Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE)