Acrísio Sena pede celeridade à Prefeitura em gerar alternativas à superlotação nos cemitérios públicos

56


O tema da superlotação dos cemitérios públicos voltou à pauta da Câmara Municipal às vésperas do Dia de Finados, novamente através do vereador Acrísio Sena (PT). Desde fevereiro deste ano, o parlamentar vem cobrando a Prefeitura uma solução para a questão. Já tive reunião no início do ano com o coordenador das Regionais da PMF, Renato Lima, e solicitei,mediante requerimento, que fossem apresentadas soluções para problema. Ele me prometeu enviar as respostas por escrito ainda em novembro e resolver as pendências até o final de 2017, reiterou Acrísio.


O petista informou que existe um Plano de Ação para melhoria e reforma do Cemitério Parque Bom Jardim, na Regional V, já que os demais encontram-se lotados. O Plano incluiu incinerações, exumações, construção de novos ossários e jazigos. O requerimento é solicitando a atualização dos dados, para sabermos o que efetivamente foi executado. Afinal, nesta quinta, a população irá visitar seus entes queridos, disse.


A questão da superlotação dos cemitérios públicos de Fortaleza é grave. Só no Bom Jardim há 111 mil corpos e 14 mil ossários, com uma média de 12 sepultamentos por dia. Como alternativas, constam a verticalização dos cemitérios, criação de um crematório público e ativação de possíveis Parcerias Público Privadas (PPP) para cessão de vagas em cemitérios privados. Segundo Acrísio, há requerimento de sua autoria aprovado para que o tema seja objeto de audiência pública com a participação dos setores diretamente envolvidos.