Acontece hoje em Fortaleza a Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde do Ceará.

43

Acontece na tarde de hoje, 28, na Escola do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Ceará, a Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde do Ceará.

A Conferência que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma saúde, gratuita e universal, tem como tema principal, ‘Saúde, Direito do Povo, Dever do Estado, Ação de Todas, Todes e Todos nós!’ e conta ainda com cinco eixos de discussão:

Eixo 1 – Saúde e Democracia: Acesso e Participação no SUS
Eixo 2 – Saúde e Sustentabilidade: SUS Fortalecido e Ampliado
Eixo 3 – saúde e desenvolvimento: SUS e Intersetorialidade
Eixo 4 – Saúde e Inclusão Social: O Cuidado no SUS
Eixo 5 – Saúde e Trabalho: Ser SUS
Questão Geradora Final (transversal a todos os eixos): Qual a força do SUS?

As propostas aprovadas na etapa Estadual serão encaminhadas para etapa Nacional que acontecerá no dia 5 de agosto, em São Paulo.

A Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde do Ceará é uma realização da Frente pela Vida e tem como uma das entidades integrantes, o Conselho Nacional de Saúde, que deliberou a Conferência Livre como uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde de 2023.

FRENTE PELA VIDA

Frente pela Vida, um movimento para convidar os brasileiros à defesa da VIDA e de valores fundamentais para a sociedade no enfrentamento da pandemia de coronavírus: a vida, a saúde e o SUS, a ciência, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia.

O movimento é formado por entidades de saúde e outras políticas sociais, movimentos, academia, gestores, partidos políticos e entidades da ciência e tecnologia, convoca a todas as pessoas a uma grande mobilização nacional em defesa da saúde, da vida e da democracia em nosso país, como: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida. Muitas outras entidades já estão se juntando a esta iniciativa.

Saiba mais no link – Frente Pela Vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here