A Prefeitura de Fortaleza libera o tráfego da segunda etapa do binário da Avenida Santos Dumont

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A Avenida Santos Dumont passa a operar em sentido único oeste-leste (Centro – Praia do Futuro) com três faixas, no trecho entre o Túnel Barros Pinho (Avenida Santos Dumont sob Via Expressa) e o Túnel Clóvis Rolim (acesso à Rua César Fonseca), permanecendo com sentido duplo de circulação entre o Túnel Clóvis Rolim e a Rua Dr. Francisco Matos. Já o sentido oposto leste-oeste (Praia do Futuro – Centro) é feito agora pelas ruas Desembargador Lauro Nogueira e Professor Sila Ribeiro, conectando com a Avenida Dom Luís. O novo binário é uma extensão do modelo já implantado, em 2014, entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís.


Com a implantação do novo binário, será solucionado um dos principais gargalos de tráfego na Av. Santos Dumont, por onde passam cerca de 1.500 veículos por hora de pico, no sentindo centro-praia. Já no sentido oposto, circulam em média 1.000 veículos por hora de pico. Também junto com o novo binário, foi implantado o semáforo exclusivo para pedestres no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Valdetário Mota, identificado como ponto com intensa travessia de pedestres.


O projeto foi responsável pela realização de diversas melhorias urbanísticas e de mobilidade na Av. Santos Dumont e Rua Des. Lauro Nogueira. Orçadas em R$ 8,5 milhões as obras consistiram na retirada do canteiro central da via, implantação de nova pavimentação asfáltica, ciclofaixas, calçadas padronizadas e acessíveis, drenagem, mobiliários urbanos, iluminação e paisagismo, contemplando ainda o plantio de 200 novas árvores nativas ao longo da Avenida Santos Dumont e da Rua Des. Lauro Nogueira dentre outras intervenções.


Criação de nova via


A extensão da Rua Professor Sila Ribeiro também foi concluída e liberada para tráfego. A obra, que realizou a abertura de um novo trecho da via, permitiu a ligação da Rua Lauro Nogueira com a Avenida Dom Luís. Ao todo, são cerca de 2.900 metros quadrados de nova via, dotada de pavimentação asfáltica, calçadas, arborização e iluminação, no trecho entre as ruas Valdetário Mota e Júlio Azevedo. O novo trecho resultou em melhoria do acesso para quem trafega e reside na região, ganho de tempo e mais segurança viária no deslocamento realizado pelo transporte público, motoristas e pedestres que trafegam com destino à região da Aldeota.


Rede cicloviária


A região passou a contar com uma ciclofaixa bidirecional, no lado esquerdo da via, de 2,6 km de extensão, na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Dr. Francisco Matos, com trechos unidirecionais de conexão com as infraestruturas cicloviárias existentes nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, pelo túnel Barros Pinho e Avenida Jangadeiros, respectivamente. A nova ciclofaixa possibilita uma ligação completa do Centro da Cidade até a Praia do Futuro, com 7,8 km ininterruptos de ciclofaixa desde a Rua Nogueira Acioli até a Avenida Dioguinho.


Outra ciclofaixa bidirecional foi inserida nas ruas César Fonseca e Des. Lauro Nogueira, no trecho entre as ruas Dr. Francisco Matos e Professor Otávio Lobo. Com 1,1 km de extensão, a nova infraestrutura foi instalada no lado esquerdo da via.


Juntamente com as novas ciclofaixas, foram instalados novos dispositivos de segurança para a proteção dos ciclistas no trecho entre as ruas Batista de Oliveira e Almeida Prado: jardineiras acompanham a ciclofaixa, delimitando o espaço destinado à ciclofaixa e promovendo a sensação de mais segurança aos usuários não motorizados. As jardineiras foram adquiridas pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e foram instaladas nos projetos Calçada Viva na rua Barão do Rio Branco, Trinário Duque de Caxias e Avenida Santos Dumont.