A nova mesa diretora e o plenário terão amplas condições de avançar no Controle Social

20



Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) empossa nova Mesa Diretora para o Biênio de 2016-2018. Os novos integrantes tomaram posse em sessão solene, realizada na manhã da última segunda-feira, 7, no auditório Waldir Arcoverde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Fazem parte da nova composição da Mesa as conselheiras Ana Mello (Presidente), Marlúcia Ramos (Secretária Geral), Lúcia Arruda (Secretária adjunta) e o conselheiro Marcos Parahyba (Vice-presidente).


Em seu discurso de posse, a presidente destacou alguns desafios para a nova gestão e frisou: “Nossa maior meta frente à presidência dessa casa será articular a Gestão, os Serviços de Saúde e o Controle Social, para, juntos, abrirmos um amplo debate na busca de soluções para resolvermos ou, pelo menos, amenizarmos os vários desafios que hoje estão postos no SUS”, avaliou Ana Mello.


Os conselheiros empossados para a Mesa Diretora foram eleitos por unanimidade em votação plenária do Cesau, e pertencem as seguintes instituições: Associação dos Prefeitos do Estado Ceará (Aprece), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Entidades Estaduais dos Enfermeiros e Conselhos de Saúde dos municípios de Caucaia e Maracanaú/segmento de Usuários.


Durante a solenidade de posse, estiveram presentes diversos lideres de entidades e instituições, dentre eles o secretário estadual da saúde, Henrique Javi, o ex-presidente do Cesau, João Marques de Farias, a promotora de Justiça, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto, a secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, o presidente do conselho municipal de saúde de Fortaleza, Sérgio Anastácio.



O ex-presidente do Cesau, João Marques, destaca que a crise conjuntural e os cortes no orçamento, são os principais desafios para a nova mesa diretora do Controle Social no Estado. “Você tem uma crise conjuntural e econômica no país, em que há cortes de recursos. Você tem uma situação onde há uma disputa política a nível nacional que reflete no Estado. Felizmente, no estado do Ceará foi construída uma grande unidade mesmo com divergências, mas uma grande unidade política e isso a mesa diretora e o plenário estão dentro desse contexto conjuntural”. João ainda completa, destacando os novos desafios para esse novo momento do Cesau, “Mas os grandes desafios estão na manutenção desse modelo descentralizado de saúde, na amplitude da democracia da participação social e da participação popular dentro dessas disputadas e das contradições que existem em relação a prestação de serviços a população como um todo da saúde” destaca João Marques.


Logo após a solenidade, a nova Mesa Diretora já iniciou as atividades a frente da reunião de planejamento do Conselho, onde foram discutidas e apresentadas as agendas de cada Câmara Técnica e Comissão. Dentre os itens avaliados estão os cursos de formação de conselheiros, atividades dos fóruns, entre outras ações. A primeira reunião ordinária da Mesa com os novos membros está marcada para a próxima segunda-feira, 14, às 8h, na sede do Cesau.


SAIBA MAIS


A Mesa Diretora do CESAU é eleita pelo Plenário, e é composta pelos seguintes cargos: Presidência, Vice-presidência, Secretaria-geral e Secretaria -adjunta. Cabe à Mesa Diretora, a responsabilidade por toda a condução dos processos administrativos e políticos a serem deliberados pelo Pleno.

Outra competência da Mesa do Conselho, que trabalha de forma colegiada, é promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, para garantir a intersetorialidade do Controle Social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas.



Fonte: Ascom Cesau – Contribuição Hariadina Salveano