“Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. Sob este tema é que acontecerá , de 20 a 22 de outubro, a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará – ‘Carlos Alberto Nascimento Nogueira’ (7ªCES), uma realização do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Com um público estimado em 1.600 participantes, oriundos de todas as regiões e municípios que compõem o Estado, a 7ªCES ocorrerá nas dependências do Hotel Romanos, localizado na Rua Padre Pedro de Alencar, nº 2012, no bairro Messejana.
Durante três dias serão debatidas questões inerentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estadual e nacional. As propostas que saírem da 7ªCES serão encaminhadas a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ªCNS), a ser realizada no período de 1 a 4 de dezembro de 2015, em Brasília.
As bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988. Importantes estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.
Programação
Com atividades durante todo o dia, a programação do evento começará com um ato público em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), marcado para o dia 20, às 14 horas, na praça da igreja matriz de Messejana, já a solenidade de abertura acontecerá às 18 horas, no Hotel Romanos.
No dia 21, às 9 horas, está prevista a realização de uma tribuna livre e a formação dos oito grupos de trabalho, todos esses temáticos aos eixos norteadores da 7ªCES e que se estenderão até às 18 horas. O último dia será reservado a plenária final e eleição dos 120 delegados que irão representar o Estado na 15ªCNS. As vagas serão dividas por segmento e da seguinte forma: Usuários (60) , Profissionais de Saúde (30) e Gestores e Prestadores de Serviço (30).
Oito eixos temáticos nortearão os debates: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação e controle social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relacionamento público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e Reformas democráticas e populares do Estado.
Balanço
Ao percorrer os 184 municípios do Ceará, as conferências municipais de saúde, junto com à realização de cinco plenárias regionais e seis conferências livres discutiram as políticas públicas de saúde no Estado e reuniram um público estimado em 20 mil participantes. O conjunto dessas ações culminou na eleição de 1.460 delegados eleitos nos municípios e 60 convidados para a 7ªCES. Somando com os delegados natos – um total de 80 – que são os conselheiros estaduais de saúde, espera-se um público de 1600 participantes.
Serviço:
7ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará (7ªCES)
Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”
Data: 20 a 22 de outubro
Horário: 9h às 21h30 horas (terça) e 8h às 18h (quarta e quinta)
Local: Hotel Romanos – Rua Padre Pedro de Alencar, nº 2012, bairro Messejana.
Fonte: Ascom/Cesau