6 em cada 10 crianças do Ceará estão vacinadas contra sarampo e pólio

44


 


Infectologista sugere que adultos também procurem postos de saúde para receber vacina contra sarampo e pólio


De acordo com o Ministério da Saúde, 60% das crianças do Ceará estão vacinadas contra sarampo e pólio. O percentual coloca o Estado como o quarto do País com maior cobertura vacinal, atrás de Rondônia (84%), Amapá (75%) e Espírito Santo (62%). Diante da possibilidade de epidemia, principalmente do sarampo, o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilherme Henn, alerta para que os adultos também procurarem postos de saúde, mesmo que este público não seja alvo da campanha.


No sábado, 18, houve incremento de vinte pontos percentuais – ante 38% registrado na sexta – após mobilização em todos os municípios do Estado. Até agora, 303.333 doses contra poliomielite foram aplicadas no público infantil. Contra sarampo, o número de doses aplicadas é de 301.996. Para ambas as vacinas, 509.183 crianças precisam ser imunizadas. A campanha segue até o final do mês e precisa proteger, no mínimo, 95% do público-alvo. No total, 58% das pessoas prioritárias estão vacinadas. 


Apesar do alvo da campanha ser crianças com idade entre 1 e quatro anos e 11 meses, o infectoligista e presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilherme Henn, alerta para a importância do público adulto procurar unidades de saúde para receber a imunização. De acordo com ele, é importante que todos estejam com o cartão atualizado. 


“Sempre tem a possibilidade de (as doenças) se espalharem para o resto do território nacional. Basta que uma pessoa, portando o vírus, saia de um estado e viaje para o nosso estado, por exemplo. E, ao chegar, encontre pessoas daqui que não tenham sido imunizadas ou tenham perdido a imunidade ao longo do tempo”, afirma Henn. 


Risco moderado


No Brasil, já foram registrados surtos de sarampo em Roraima, Rondônia, Amapá e Amazonas, além de casos identificados no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.


Alvos


A campanha de vacinação contra sarampo e pólio segue até 31 de agosto. O grupo prioritário são crianças com idade entre 1 e 4 anos. Mesmo quem já tomou as vacinas deve ir ao posto de saúde para atualizar o cartão. 


(Jornal O Povo – Foto Gustavo Simão)