1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres espera cerca de 500 participantes

32


A abertura da conferência contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald dos Santos.


O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) realiza hoje, 28 e amanhã, 29 de junho, a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, na Universidade do Parlamento Cearense, situada na Rua Barbosa de Freitas S/N, Prédio Anexo II, Edifício dep. José Euclides Ferreira Gomes – Bairro Dionísio Torres.


Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, além de oportunizar espaços democráticos de debates e propostas pertinentes à temática. A expectativa do evento é de receber cerca de 500 participantes.


O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).


Os eixos temáticos da 1ª CESMu serão:


I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;


II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;


III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres;


IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social.


Os 90 municípios que realizaram suas Conferências terão suas propostas discutidas na 1ª CESMu e encaminhadas para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que acontece de 17 a 20 de agosto em Brasília-DF.


CONFERÊNCIAS LIVRES


No intuito de contribuir e fomentar a discussão sobre a Saúde das Mulheres, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) realizou durante os meses de maio e junho as Conferências Livres. Com as temáticas: Conferência Livre de Saúde Inclusiva das Mulheres e Saúde das Mulheres Trabalhadoras, os eventos foram momentos de troca experiências, vivências e também, espaços de onde, saíram propostas para serem levadas para a etapa estadual.


31 ANOS DA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DAS MULHERES


Em março de 1986 o movimento de mulheres participava da 8ª Conferência Nacional de Saúde com o lema “As mulheres adoecem pelo simples fatos de serem mulheres”. Toda a movimentação  nesse evento garantiu a aprovação da realização da 1ª Conferência de Saúde e Direitos das Mulheres, que ocorreu em outubro do mesmo ano.


31 anos depois, em um cenário conturbado politicamente, as mulheres continuam na luta por igualdade, diálogos e espaços de discussão das políticas públicas que garantam seus direitos. A 2ª Conferência de Saúde das Mulheres foi aprovada pelo pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e homologada, pelo Ministério da Saúde. As duas organizações formam a comissão que é responsável pelo evento que acontecerá em em Brasília, de 17 a 20 de agosto.