QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Movimentos

01/02/2018
SAÚDE NO CEARÁ

SAMU Ceará amplia atendimento aeromédico em 353%

 

Vestir o macacão azul do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 Ceará é motivo de orgulho para os profissionais que estão diariamente ajudando a salvar vidas em situação de emergência em 136 municípios cearenses. Nesta quarta-feira, 31, parte deles comemorou os dez anos de funcionamento do serviço no Estado em um evento realizado na sede do SAMU 192 Ceará, no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. A ampliação de 353% do atendimento pelo serviço aeromédico foi um dos feitos lembrados pelos socorristas.

"Esta é uma data ímpar para todos os que fazem o SAMU 192 Ceará. Parabenizo aos ‘anjos de azul’ pelos dez anos de bons serviços prestados no Estado", disse o diretor-geral do Samu, coronel João Vasconcelos. O SAMU atualmente tem 1.420 profissionais, dos quais cerca de 700 são auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

Além das 95 ambulâncias e duas motolâncias, a população cearense conta com dois helicópteros que são utilizados como veículos de resgate para chamados em regiões menos acessíveis para viaturas terrestres, como dunas e serras, e para casos de maior urgência, como incidentes com múltiplas vítimas. Iniciado em 2014, com 26 atendimentos, o serviço aeromédico prestou 118 atendimentos no ano passado. De 2014 a 2017, o socorro via aérea foi prestado em 319 chamados.

A decisão sobre que veículo utilizar para cada caso é tomada levando em conta critérios técnicos. As aeronaves são da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e contam com médico e enfermeiro do SAMU que passam por treinamento específico para esse tipo de socorro, explica o médico Paulo Arruda, coordenador do grupamento aeromédico da Ciopaer.

Orgulho profissional

A admiração pelo trabalho de salvar vidas de pacientes que precisam ser socorridos com urgência passa de geração para geração. Ana Clara Miranda, de 3 anos, e Luís Fabiano, de 2 anos, que são filhos de funcionários do SAMU 192 Ceará, foram protagonistas desse orgulho e participaram da festa, nesta quarta-feira, vestidos de macacão azul como os pais. Durante o evento comemorativo foram homenageados gestores e profissionais de saúde que ajudaram a construir a trajetória do SAMU no Estado. O secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, recebeu a comenda representando o governador Camilo Santana. "O trabalho de cada um de vocês é que faz a excelência no atendimento do SAMU", declarou.

A secretária-adjunta da Saúde do Ceará, Isabel Cristina Cavalcanti Carlos, destacou a importância dos 290.398 atendimentos já realizados pelo SAMU desde 2008 e a relevância de cada vida salva pelos profissionais que atuam na saúde pública. No ano de 2017, o SAMU 192 Ceará atendeu 11,59% casos a mais (63.209 atendimentos). Em 2016, foram 56.639. No mesmo período, o volume de chamadas para o número 192 cresceu 24,84%. A cerimônia de dez anos do SAMU no Ceará contou ainda com a participação do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, e do deputado federal Odorico Monteiro, além de outros gestores municipais e secretários de saúde.

---

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
 

Última atualização: 01/02/2018 às 10:39:24
 

Notícias Relacionadas

17/05/2018    Governador Camilo anuncia chamada dos pacientes para Plantão Saúde Cirurgia
02/05/2018    Região de Saúde de Sobral realizará fórum de gestão do trabalho
02/05/2018    HGF conta com ambulatório para transtorno do sono
13/04/2018    Pais comemoram nascimento de trigêmeas no Hospital Regional Norte
02/03/2018    Congresso do Conselho dos secretários de saúde será realizado na URCA em Iguatu
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados