QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Movimentos

14/11/2017
CULTURA EM FORTALEZA

Rodger Rogério e Cristiano Pinho apresentam o show

 

O grande cantor e compositor da geração que se tornaria conhecida como "Pessoal do Ceará" apresenta um novo show, intimista e entremeado por histórias sobre como foram compostos clássicos como "Falando da vida", "Ponta do lápis", "Retrato Marrom" e "Barco de Cristal". Tudo na companhia do mestre Cristiano Pinho, um dos maiores guitarristas do País. O cantor e compositor Caio Castelo faz o show de abertura. Reservas pelo fone 3224.1903. O show tem apoio do projeto Jazz em Cena.

Rodger Rogério, cantor e compositor, um dos mestres da música cearense, apresenta seu novo show nesta quinta-feira, 16/11, no Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota). Em "Curta Metragem", o autor de canções imortalizadas em sua interpretação e na de outros grandes nomes da música brasileira, como Teti, Fagner e Ney Matogrosso, apresenta seus grandes clássicos e compartilha com o público, de forma leve e descontraída, histórias sobre como foi feita cada composição.

Tudo ao lado de outro grande referencial de nossa cena: o guitarrista, compositor e arranjador Cristiano Pinho, reconhecido nacionalmente pelo trabalho em palcos e estúdios como nomes como Raimundo Fagner e Kátia Freitas e por trabalhos como os discos "Pessoa" e "Cortejo".

O show destaca tanto o apuro harmônico das canções de Rodger (cujos acordes dissonantes, herança recebida da influência da bossa nova, chamaram atenção desde a Fortaleza nos anos 60) quanto a beleza de suas melodias e a força poética, imagética e dramática das letras de parceiros como Belchior, Fausto Nilo, Dedé Evangelista, Clôdo e Capinan e Antônio José Forte, entre outros. Canções recriadas magistralmente pelo violão e pela guitarra de Cristiano Pinho.

Entre essas, músicas que foram registradas nos discos "Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem" (o famoso LP de 1973, dividido com Teti e Ednardo, álbum que tinha na capa fotos de rendas de bilro e que se tornaria conhecido como "Pessoal do Ceará"), e "Chão Sagrado", de 1975, dividido com Teti e tendo como faixa-título a parceria entre Rodger e Belchior.

Há também canções de outros momentos da carreira de Rodger Rogério, como as do disco ao vivo que o cantor e compositor registrou na Feira da Música em 2003, além de outras ainda inéditas em gravação. Tudo entremeado, como gosta o artista, por histórias e casos acerca das canções, de seus parceiros e da trajetória de sua geração, que saiu de Fortaleza no começo dos anos 70 para fazer história na música brasileira, no sul de sorte e estrada a seduzir.

"Será um show simples e direto, em clima de encontro de amigos e parceiros musicais, motivado principalmente pelo prazer de cantar, pela alegria de compartilhar essas canções, na companhia do grande Cristiano Pinho", promete Rodger Rogério, reforçando o convite para a apresentação desta quinta-feira, 16/11, às 20h, no Café Pagliuca.

"É um prazer enorme dividir o palco com Rodger Rogério, um compositor maravilhoso, um cantor diferenciado, uma grande referência para a minha geração", ressalta Cristiano Pinho.

Encontro de gerações: abertura com Caio Castelo

Rodger também destaca a satisfação de contar com um dos mais aplaudidos compositores da nova geração da música de Fortaleza, Caio Castelo, fazendo o show de abertura.

"Soube que o Caio Castelo costuma cantar uma música minha e do Antônio José Silva Lima, 'Quando você me pergunta', nos shows dele. Fico muito feliz com isso. E agora mais ainda, de dividir com ele esta noite especial para todos nós. Vibro muito com o trabalho dessa turma nova da nossa música e fico entusiasmado com esse diálogo. Será uma noite de dois compositores, valorizando a canção", acrescenta Rodger.

Caio Castelo lançou dois discos de canções - "Silêncio em Movimento" e "Dois Olhos", este fruto de seleção pelo Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes - e um instrumental - "Distrações", com a banda Invisível. Egresso do coletivo Comparsas da Vivenda, teve seus discos elogiados em grandes veículos de comunicação e suas canções gravadas por cantoras como Lorena Nunes, outro nome reconhecido da nova safra da música cearense.

Atualmente se prepara para sair em turnê nacional, neste final de ano, apresentando as canções de seus dois discos, em companhia de instrumentistas de destaque na nova cena.

SERVIÇO:

Rodger Rogério e Cristiano Pinho - Show "Curta Metragem". Quinta, 16/11, às 20h, no Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota). A casa tem clima intimista e lugares limitados. Recomenda-se reserva, pelo fone 3224.1903. Couvert artístico individual: R$ 30,00. Show de abertura: Caio Castelo. Apoio: projeto Jazz em Cena.

FOTOS: Divulgação/Larissa Freitas/Morfeu Gibson/Lia de Paula/Igor Graziano/Éden Barbosa/Inspirado Produções/Maloca Dragão

Última atualização: 14/11/2017 às 15:29:56
 

Notícias Relacionadas

31/05/2017    Câmara institui medalha Cláudio Pereira da Cultura Fortalezense
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados