QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Movimentos

05/10/2017
JUAZEIRO DO NORTE

A região do Cariri irá contar com um Centro de Arte Popular

 

A Prefeitura de Juazeiro do Norte encaminhou para licitação o projeto de reforma do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier. Com a reforma, o equipamento passará a ser Centro de Arte Popular do Cariri. O investimento está avaliado em R$ 700 mil. O projeto, autorizado pelo Prefeito Arnon Bezerra, será de grande relevância para a valorização dos que fazem a cultura no Município, que, pela primeira vez, terão um espaço exclusivo para as ações nesse âmbito.

De acordo com a Secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes, a qual é autora do projeto, a concepção do Centro de Arte Popular do Cariri conta com o uso de elementos da cultura local, através de objetos que a caracterizam fortemente, tais como painéis em ACM colorido (alumínio) que remetem às fitas de lembrança da cidade, e algumas peças de revestimento em 3D da fachada, com aço inox, relembrando os espelhos utilizados nas roupas do reisado.

Fachadas imponentes

"Tal revestimento 3D, trata-se apenas de pisos sextavados em concreto. A ideia foi utilizar um material de baixo custo e amplamente encontrado na região, mas que proporcionasse o mesmo efeito dos revestimentos de alto custo. A criação de uma fachada mais imponente e mais resistente às mudanças climáticas, também fez parte do nosso objetivo", destacou.

O projeto contemplou, além de toda a carga cultural e estética, uma ampla reforma interna com adequação da edificação às normas de acessibilidade, criação de uma lanchonete aberta ao público e de alojamentos masculino e feminino para artistas de fora que necessitem de hospedagem. Além disso, será criado um pátio frontal para apresentações culturais ao ar livre, com murais de pinturas em estilo xilogravura e um novo estacionamento.

Escola de saberes

Para a diretora do Núcleo, Maria Gomide, o local será também um espaço que servirá como museu, expondo as histórias dos grupos de tradição. A meta é transformar o Centro em uma escola livre para transmissão de saberes populares, reunindo todos os que fazem a cultura no Município, tornando Juazeiro do Norte e o Cariri um território de referência à cultura popular no Brasil.

Para a concepção do projeto, a secretária de Infraestrutura já realizou visitas ao espaço e conversou com a direção do Núcleo, com a finalidade de inserir elementos que contemplem às necessidades dos artistas e suas diversas formas de expressão.

 

 

Última atualização: 05/10/2017 às 16:57:07
 

Notícias Relacionadas

13/06/2018    Câmara de vereadores aprova gratificação de 40% para agentes de saúde
07/05/2018    Gledson Bezerra anuncia recursos para construção da segunda etapa da nova sede
17/10/2017    Audiência Pública apresenta proposta de criação do Parque das Timbaúbas
16/08/2017    Audiência Publica discute vigilância nas agências de autoatendimento bancário
05/07/2017    Uma das maiores Vaquejadas do país contará com quase mil duplas inscritas
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados