QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Cultura

28/06/2016
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Debate sobre revalidação e admissão de diplomas em IES cearenses

 

O debate acerca da melhoria da qualidade da educação de nível superior entra em pauta na Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira, 29, em audiência pública solicitada pelo mandato do deputado Elmano Freitas. O que estará em discussão é a admissão e revalidação, no Estado, de diplomas de títulos de pós-graduação stricto sensu obtidos em instituições de ensino do Mercosul.

A atividade começará às 15h, no Complexo de Comissões, e tem como convidados o vereador Acrísio Sena, o presidente da Associação dos Estudantes de Mestrado e Doutorado do Mercosul (ABPós) Vicente França, o secretário de Educação do Estado do Ceará Idilvan Alencar, o reitor da Universidade Federal do Ceará professor Henry de Holanda, entre outros(as).

O que se busca com a audiência pública, para o deputado estadual Elmano Freitas, é que os órgãos do Estado possam compreender a demanda apresentada por representantes dos alunos docentes que, uma vez titulados como mestres e doutores, para ter a validação dos diplomas e, consequentemente, admissão nas IES precisam pagar um alto valor. Acontece que, na maioria das vezes, após a conclusão das pós-graduações stricto sensu, os alunos não encontram amparo legal para ter seus títulos admitidos automaticamente com fins de ensino e pesquisa. Assim, precisam passar pela revalidação nas instituições de ensino superior, que convencionam critérios distintos em processos morosos e dispendiosos, explica o deputado.

De acordo com o coordenador de Educação da ABPós no Ceará, Eudásio Silva, a revalidação chega a custar entre R$ 5 mil e R$ 6 mil, nos casos das IES privadas. Para as instituições federais, uma resolução do Conselho Nacional de Educação foi homologada recentemente facilitando o processo, mas até que se torne uma prática deve levar mais de um ano. Temos cerca de 600 pessoas que podem ter seus títulos validados para ingressar na área acadêmica, mas o custo atualmente é alto, explica.

O deputado estadual, por sua vez, está criando um Projeto de Lei em busca de solucionar o problema. Nossa intenção é mostrar que há caminhos para o Ceará dar mais um salto na qualidade do ensino superior. Outros Estados já criaram suas leis de revalidação, podemos seguir neste caminho também. Teremos mais mestres e doutores em salas de aula. O ganho para os alunos e alunas poderá ser rapidamente percebido, pois terão acesso a professores cada vez mais capacitados, esclarece.

Serviço:

Audiência Pública para debater a admissão de títulos de pós-graduação Stricto Sensu obtidos presencialmente no Mercosul

Data: 29/06 – quarta-feira

Horário: 15h

Local: Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres

 

Última atualização: 28/06/2016 às 16:08:57
 

Notícias Relacionadas

09/07/2019    Corte de verbas para a realização de atividades culturais dos Centros Culturais do BNB será discutido na Assembleia
25/08/2017    Cumprimento da Lei da Gorjeta é tema de audiência na Assembleia Legislativa
17/02/2017    Conselho de Saúde realiza audiência pública para tratar da crise nos hospitais
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados