QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Tecnologia & Saúde

29/05/2018
SECRETÁRIOS DE SAÚDE

Planejamento e Gestão: os pilares do Congresso do COSEMS/CE

 

 

Durante três dias, gestores, estudantes e técnicos dos municípios cearenses se reuniram no Centro Multi-Institucional, da URCA, para discutir melhorias no SUS

Durante os dias 23 a 25 de maio de 2018, o município de Iguatu foi palco para a realização do XVII Congresso do COSEMS/CE, que este ano trouxe como pauta principal o planejamento e o financiamento na saúde. Grandes nomes do cenário nacional e estadual se fizeram presentes para os mais de 600 congressistas inscritos, que participaram ativamente das atividades do Congresso, incluindo a feira de stands.

Na manhã do segundo dia de Congresso, foi discutido o Controle Externo e Social, Fiscalização nos municípios e a Execução Orçamentária, com representantes da SESA, TCE e CRC. Ponto muito importante da discussão e troca de ideia com os gestores, Cleonaldo Rodrigues, do Tribunal de Contas do Estado, esclareceu que o órgão está diariamente olhando para as situações dos municípios, para ajudá-los com as orientações necessárias. "O município é o ente que está próximo do cidadão. Ele é o ente que é cobrado. Se a despesa da saúde está focada dentro dos municípios, aí entra o papel do Tribunal de Contas, por meio do controle dessas despesas. Não simplesmente aquele controle de fato já ocorrido, mas sim, um Tribunal de Contas trabalhando concomitante, podendo auxiliar os gestores em busca de um melhor resultado para a sociedade".

A tarde foi marcada pelas discussões dos sistemas de informações, no qual foi discutido o DigiSUS/PIUBS, Nova PNAB, além das Inovações na Assistência Farmacêutica. No período noturno, aconteceram de maneira paralela, a inédita feira dos Produtos Tecnológicos e a Reunião Descentralizada e Extraordinária da CIB.

Fechando as atividades do Congresso, foi a vez de Mauro Junqueira, presidente do CONASEMS, e Jurandi Frutuoso, secretário executivo do CONASS, fazerem suas apresentações sobre o Caixa Único e o novo modelo de financiamento. "[O Caixa Único] facilitou o gerenciamento, o caixa que nós temos para a distribuição deste recurso. Não é preciso mudar o orçamento, ele foi feito ano passado. A conta agora é uma só, e, eu gestor, tenho a liberdade financeira para não deixar nada parado e não ficar com o dinheiro em uma conta e devendo farmácia na outra", frisou Mauro Junqueira.  

Por fim, depois do êxito alcançado com o evento, a tendência para a direção do COSEMS/CE é de continuar se aproximando dos municípios cearenses, descentralizando as novas discussões que virão. "Essa oportunidade fez com que essas discussões se interiorizem, fazendo com que todos os secretários das diversas regiões possam estar atualizados e seguros da forma como conduzir suas secretarias municipais de saúde", explicou André Barreto, secretário de saúde do Crato e secretário geral do COSEMS/CE.

Agora, as atenções estão voltadas para o XXXIV Congresso do CONASEMS, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho, em Belém/PA. (Clique aqui para fazer sua inscrição)

*Informamos que os certificados dos participantes estarão no site do COSEMS/CE até o dia 5 de junho.

(Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE)

 

Última atualização: 29/05/2018 às 14:46:53
 

Notícias Relacionadas

04/05/2018    Congresso do COSMES/CE: Está chegando a hora!
20/04/2018    Abertas as inscrições para o XVII Congresso do COSEMS
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados