QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Tecnologia & Saúde

30/11/2016
SUS DO CEARÁ

Secretário Estadual da Saúde visita HPSR e destaca a importância estratégica da unidade para região Centro Sul e Cariri

 

A cidade de Várzea Alegre recebeu ontem, 29 de novembro, a visita do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, para anuncio oficial da implantação da nova clínica de pediatria no Hospital Polo São Raimundo.

O prefeito da cidade, Vanderley Freire, fala do apoio destinado pelo Estado nesse novo momento do hospital. Esse hospital tem feito muito por essa região, tem um trabalho sério e de referência. A vinda do secretário Henrique Javi engradece o nosso trabalho e isso muito nos orgulho, ressalta.

A nova Clínica deve receber cerca de R$ 78 mil para atender o serviço de pediatria. Além de Várzea Alegre, o HPSR atende os municípios de quatro regiões de Saúde. A instituição vem realizando mais de nove mil atendimentos mensalmente e 41 partos, acolhendo pacientes de nove outros municípios como os municípios de Baixio, Cariús, Cedro, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari.

Em outubro desse ano, o valor que será repassado à instituição foi aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) e o conselheiro Azevedo Quirino, que participou da visita destacou que ao conhecer as instalações da unidade comprovaram a capacidade do Hospital de receber a nova clínica.Esse hospital vem desafogar, e muito, os hospitais terciários que são os primeiros a ser procurados pela população. Então, agora, com as quatro clinicas que ele passa a incorporar, o Hospital Polo, se torna ainda mais, estratégico, além de não fazer distinção no atendimento dos usuários.

Hoje é mais um dia de alegria, felicidade e gratidão. Eu encerro um ciclo da minha vida, à frente da gestão da saúde de Várzea Alegre, com a assinatura do convênio do financiamento da quarta clínica. Nós consolidamos a instituição, enquanto Hospital Polo. Agora vemos os investimentos para alta e média complexidade. Ficamos felizes de ter conquistado tanto, mesmo com as dificuldades”, destaca o secretário de Saúde de Várzea Alegre, Fernando Fernandes, que esteve durante 11 anos à frente da pasta.  

O novo recurso chega para o hospital do município depois de uma longa articulação entre o prefeito Vanderlei Freire, o secretário de Saúde, Fernando Fernandes, o Dr. Pedro Sátiro e Dr. Carlyle Aquino com governo do Estado, mas diretamente com o secretário da Fazenda, Mauro Filho e o secretário da Saúde, Henrique Javi.

Para o diretor do Hospital São Raimundo, Dr. Carlyle Aquino, sinaliza a continuidade de processo de que vem se desenrolando durante meses, que é o conquista e assimilação de novos serviços.Estamos ampliando nossa oferta de serviços, não só para a população de Várzea Alegre, mas também, para as cidades vizinhas. Continuam sendo ofertados, os serviços das clínicas médica, cirúrgica e obstétrica, credenciadas desde 2014, agora com a inclusão da clínica pediátrica que será fundamental na assistência das crianças recém-nascidas, completa o diretor.

Segundo dados da instituição, cada clínica recebe cerca de R$75 mil por mês e mesmo antes de receber o repasse para o atendimento de pediatria, o serviço já vinha sendo ofertado para população, o que levou o hospital a trabalhar nos limites financeiros. O novo investimento chega para assegurar a continuidade e o fortalecimento das atividades da atenção primaria e secundária no interior do Estado, além de garantir a descentralização dos serviços de especialidades.

A principal visão que temos de Várzea Alegre e colocando para todo o estado do Ceará, é o SUS invisível. Aquele SUS que de forma humilde e modesta, faz, resolve e garante uma boa assistência em saúde. Em Várzea Alegre, agora além da liderança, do respeito e da vivacidade do Dr. Pedro Sátiro que faz uma grande diferença, levando a vida dele para dentro do hospital, a diferença, também, é a equipe competente e engajada com a população da cidade e dos municípios vizinhos. Isso nos dá um diferencial que em meio a tantas dificuldades, ainda podemos levar uma assistência de qualidade e humanizada a nossa populaçãoressaltou o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi.   

Atualmente, o município de Várzea Alegre integra à 17ª Região de Saúde, com sede em Icó. A mudança promove maior equilíbrio demográfico, territorial e na distribuição dos equipamentos de atenção à saúde entre as duas regiões de saúde envolvidas. Com população de 171.156 habitantes em sete municípios e 4.807,5 km2 de área, A Região de Saúde de Icó tem agora população de 211.218 habitantes em oito municípios e 5.643,2 km2 de área.

-- 

Hariádina Salveano

Última atualização: 30/11/2016 às 14:51:06
 

Notícias Relacionadas

09/10/2017    Ceará sedia oficina de formação para o Controle Social no SUS em três municípios cearense
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados