QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Municípios

17/10/2017
JUAZEIRO DO NORTE

Audiência Pública apresenta proposta de criação do Parque das Timbaúbas

 

As secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e Autarquia Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Juazeiro do Norte, realizaram, na última segunda-feira, 16, Audiência Pública para apresentação da proposta de criação do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, inserido na categoria de Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), área de proteção integral. A audiência possibilitou a interação da sociedade civil que contribuiu com a efetivação do estudo técnico.

A criação de uma Unidade de Conservação (UC) intitulada Parque Natural Municipal é uma política pública fundamental para a preservação do bioma. A consulta pública teve por objetivo apresentar a sociedade os estudos técnicos realizados no Parque. De acordo com Sidney Kal-Rais após a audiência pública, o projeto será analisado para acrescentar as considerações do público. "Estamos satisfeitos de ver a receptividade da sociedade, aqui representada. Participaram da audiência as maiores referências dentre os estudiosos e pesquisadores da área ambiental na região", afirma, ressaltando que a próxima etapa será propor a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no entorno do parque, promovendo a preservação e uso sustentável de todo o vale das Timbaúbas.

O Prefeito Arnon Bezerra tem defendido a área como espaço de preservação permanente, determinando que se busque uma conscientização da população sobre a importância do Parque. Além disso, com apoio do Governo do Estado, irá realizar um projeto que promova o Parque como espaço de visitação, primando pelo desenvolvimento sustentável.

Unidade de Conservação (UC)

As Unidades de Conservação (UC) são áreas especialmente criadas e protegidas pelas três esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal). Sua função é garantir a proteção da fauna, flora, recursos hídricos, solo, paisagens e processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais.

O estudo técnico analisou o meio físico, fauna, flora e vegetação do parque, realizando a delimitação de uma área de 23,4 hectares, destinado a preservação integral. A UC tornará o Parque um espaço funcional para receber a população, e na prática será permitido o uso indireto dos seus atributos naturais, de forma contemplativa ou voltada à pesquisa científica. Medidas que objetivam garantir a proteção do ambiente e a preservação das espécies naturais.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte - Foto - Helio Filho

Última atualização: 17/10/2017 às 18:23:50
 

Notícias Relacionadas

13/06/2018    Câmara de vereadores aprova gratificação de 40% para agentes de saúde
07/05/2018    Gledson Bezerra anuncia recursos para construção da segunda etapa da nova sede
05/10/2017    A região do Cariri irá contar com um Centro de Arte Popular
16/08/2017    Audiência Publica discute vigilância nas agências de autoatendimento bancário
05/07/2017    Uma das maiores Vaquejadas do país contará com quase mil duplas inscritas
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados