QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Tecnologia & Saúde

18/06/2020
VISITA VIRTUAL

Projeto Laços aproxima pacientes internados e familiares

 

Depois de apresentar alterações psíquicas, Everardo (nome fictício) precisou ser internado no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. O rapaz de 24 anos está na unidade há um mês e apresenta melhoras significativas. Devido à restrição de visitas durante a pandemia, o contato dele com a família acontece por meio de videochamadas.

Foi uma surpresa maravilhosa para mim o dia em que eu pude ver o meu filho através da chamada online. Nós choramos muito de emoção e percebi que ele está melhorando a cada dia. Ele até me pediu para enviar um livro que ele gosta muito. Fiquei muito aliviada ao perceber a evolução do quadro de saúde do meu filho”, afirma Gislany Figueiredo, 47, mãe de Everardo.

A realização das chamadas de vídeo no Hospital é uma iniciativa do Serviço Social do HSM e faz parte do Projeto Laços, que tem como objetivo fortalecer e resgatar, de forma humanizada, vínculos entre pacientes internados e seus familiares. , ressalta a coordenadora do Serviço Social do HSM, Maria Delfino.

O Projeto Laços teve início em maio e é voltado a pacientes das quatro unidades de internação masculinas e femininas do Hospital de Saúde Mental. “Estamos direcionando nosso olhar para as famílias e pacientes, buscando ampliar as possibilidades de assistência e humanizando ainda mais o atendimento. Tem sido muito emocionante proporcionar esses encontros virtuais, que serão permanentes, e presenciar a alegria de cada um deles quando conversam com os familiares pela chamada online”, conta Maria Delfino.

Atualmente, o HSM possui 14 assistentes sociais. Os profissionais realizam o acompanhamento dos pacientes internados, das pessoas em atendimento na emergência, além de prestar assistência a familiares.

Telemedicina

Por causa da pandemia de coronavírus, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto suspendeu a maioria dos atendimentos presenciais nos ambulatórios da unidade. Para continuar acompanhando os pacientes, a equipe da residência em Psiquiatria passou a utilizar a telemedicina, serviço inovador que tem alcançado bons resultados. Implantado em abril, o projeto possibilita o atendimento de pacientes de ambulatórios gerais e específicos do HSM.

--

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

Última atualização: 18/06/2020 às 15:07:19
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados