QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias -

25/09/2018
ELEIÇÕES 2018

Após perder espaço nas prefeituras, PT deve crescer em governos no Nordeste

 

Reprodução/Facebook/Fernando Haddad

Nas eleições de 2016, o PT elegeu 116 prefeitos no Nordeste contra os 187 de 2012. Agora em 2018, no rastro da popularidade do ex-presidente Lula, 4 dos 9 Estados da região têm petistas liderando as pesquisas de intenção de voto para os governos estaduais.

Se esse cenário for confirmado, o partido manterá os governos da Bahia, com Rui Costa, do Ceará, com Camilo Santana, e do Piauí, com Wellington Dias. Além de passar a comandar o Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra.

Nos demais Estados o PT tem como aliados, Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão, João Azevêdo (PSB) na Paraíba, Renan Filho (MDB) em Alagoas e Paulo Câmara (PSB) de Pernambuco.

12 candidatos a governador podem vencer no 1º turno

Faltam 12 dias para as eleições de 2018 e, nesta reta final, o quadro retratado pelas pesquisas dificilmente deve mudar. Em levantamento do iG São Paulo sobre o cenário eleitoral de cada estado brasileiro com base nas intenções de voto divulgadas recentemente pelo Ibope, foi observado que 12 candidatos a governador estão perto de liquidar a fatura já no primeiro turno, marcado para o dia 7 de outubro.

Entre os  candidatos a governador próximos da vitória, sete já comandam os estados pelos quais disputam as eleições: Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; Reinaldo Azambuja (PSDB), Mato Grosso do Sul; Wellington Dias (PT), no Piauí; e Mauro Carlesse (PHS), no Tocantins.

Os outros cinco candidatos que podem assumir o cargo de governador já no primeiro turno são: Gladson Camelli (PP), no Acre; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Ronaldo Caiado (DEM), em Goiás; Hélder Barbalho (MDB), no Pará; e Ratinho Júnior (PSD), no Paraná.

Na análise por região, percebe-se que a maior parte dos estados próximos de um desfecho já no primeiro turno está no Nordeste. Dos nove estados nordestinos, em cinco os governadores estariam reeleitos se o pleito fosse hoje, segundo o Ibope . O restante dos candidatos com larga vantagem estão divididos entre a região Norte (3), Centro-Oeste (2), Sul (1) e Sudeste (1).

Não por coincidência, na análise por partidos, o PT, que encontra no Nordeste seu maior reduto eleitoral também nas pesquisas de intenção de voto para presidente, conta com três candidatos a governador próximos da vitória já no dia 7: o governador Rui Costa, na Bahia; Camilo Santana, no Ceará; e Wellington Dias, no Piauí.

(Poder360 - iG) 

 

 

Última atualização: 25/09/2018 às 15:14:26
 

Notícias Relacionadas

18/10/2018    Haddad 13 realiza caravana no Ceará neste sábado
17/09/2018    Eleições 2018 no Ceará terão reforço de 7.287 policiais
30/08/2018    Haddad participará de ato político em Fortaleza
30/08/2018    DataPoder360: Haddad "apoiado por Lula" tem 34% da intenções
20/08/2018    TRE recebe 900 Requerimentos de Registros de Candidaturas e julga primeiros pedidos
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Warning: mysql_free_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/30/f5/enoticiace/public_html/noticias_detalhes.php on line 428