QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Municípios

30/11/2017
SAÚDE NO CEARÁ

Governo do Ceará autoriza início das obras do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

 

Ceará, que já conta com três hospitais regionais, avança na descentralização da saúde.

O governador Camilo Santana (PT) assina, nesta sexta-feira (1º), a autorização do início das obras do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). O evento será realizado em Limoeiro do Norte, na Praça da Catedral, às 16h. O investimento será de R$ 121,73 milhões e a obra tem prazo previsto de 24 meses. O hospital será construído na BR 116, no entroncamento entre os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova. A unidade terá 297 leitos (dos quais 170 de internação geral, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, 20 de UCI neonatal e 67 leitos de apoio) e contará com 20 especialidades médicas e seis salas de centro cirúrgico.

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe vai dar cobertura à população de 532,3 mil habitantes dos 20 municípios da 5a Macrorregião de Saúde do Ceará – Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas.

Regionalização

O estado do Ceará é pioneiro no processo de regionalização da Saúde, que começou a ser consolidado há mais de 18 anos. Em nível nacional, o processo de descentralização da saúde, que transferiu para estados e municípios um conjunto de recursos para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), foi consolidado a partir de 2001.

Atualmente, o Ceará conta com três hospitais regionais, o que permite que a população do interior receba assistência hospitalar de alta complexidade mais perto de casa, sem necessidade de vir para a capital. O Hospital Regional do Cariri (HRC) foi inaugurado em 2011 em Juazeiro do Norte. O Hospital Regional Norte, em Sobral, está em funcionamento desde 2013, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em processo de implantação. De janeiro a outubro de 2017, os hospitais regionais realizaram cerca de 15 mil cirurgias.

A rede de assistência à saúde no Ceará, além de crescer no interior e na capital, também trouxe inovações na oferta de serviços. Atualmente, são 19 policlínicas em funcionamento que atendem as cinco macrorregiões de saúde do Estado (Fortaleza, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/ Jaguaribe e Cariri) e três em construção: Crato, Canindé e Maracanaú. As 19 policlínicas regionais ficam em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá. Há também 25 Centros de Especialidades Odontológicas; 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h); 135 municípios atendidos pelo SAMU 192 Ceará, além de Fortaleza e Sobral, que têm SAMU com gestão municipal.

Serviço

Autorização do início das obras do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe
Data: 01/12/17, sexta-feira
Horário: 16h
Local: Praça da Catedral – Limoeiro do Norte

 

Última atualização: 30/11/2017 às 19:17:48
 

Notícias Relacionadas

01/11/2017    Operação Sorriso atenderão mais de 50 crianças em cirurgias no Ceará
01/11/2017    Ceará sedia Oficina de Formação para o Controle Social no SUS em três municípios
05/06/2017    Campanha alerta para importância do trabalho de parto espontâneo
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados