QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Movimentos

10/10/2017
GARANTIA DE DIREITOS

Deputada Augusta Brito promove debate na AL com a comunidade de Enfermagem

 

A deputada estadual enfermeira Augusta Brito atendendo a solicitação do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Osvaldo Albuquerque sousa Filho convida a comunidade de Enfermagem para debater a nova Política Nacional de Atenção Básica – PNAB e da Decisão Liminar no processo movido pelo Conselho Federal de Medicina contra a União Federal.

O Conselho Federal de Enfermagem repudia o corporativismo do Conselho Federal de Medicina, que se sobrepôs ao interesse público, em detrimento da população brasileira, ameaçando a efetividade de programas de assistência consolidados na Atenção Básica.

O Cofen solicitará ingresso no processo, movido pelo CFM contra a União Federal, para que possamos apresentar recurso, de modo a salvaguardar o atendimento de Enfermagem à população.

Esclarecemos que a Lei 7.498/1986, que regulamenta o exercício da Enfermagem, encontra-se em plena vigência, sendo privativa do enfermeiro a realização de consultas de Enfermagem e "a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde".

Diferentemente do que foi divulgado pelo CFM, a decisão liminar proferida no processo suspende "parcialmente​ ​a​ ​Portaria​ ​nº​ ​2.488​ ​de 2011,​ ​tão​ ​somente​ ​na​ ​parte​ ​que​ ​permite​ ​ao​ ​enfermeiro​ ​requisitar​ ​exames".

A solicitação de exames de rotina e complementares é realidade consolidada no Brasil desde 1997, quando foi editada a Resolução Cofen 195/97 (em vigor), contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência à Saúde da população brasileira.

Requisição de exames por enfermeiros: uma conquista do profissional, um direito do povo.

O evento acontecerá às 14 horas, desta quarta-feira (11/10) no auditório Murilo Aguiar na Assembléia legislativa do Ceará. Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza-CE.

Entenda Profissionais e estudantes de Enfermagem podem participar.

---

Com informações do Conselho Federal de Enfermagem

Última atualização: 10/10/2017 às 16:37:57
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados